quinta-feira, 26 de novembro de 2009

25/11/2009 - 18:06:00 - [ Educação ]

Eleição para Diretores de Escolas Municipais em Campo Mourão foram tranquilas

Foi realizada durante nesta quarta-feira pelo Município de Campo Mourão, através da Secretaria Municipal de Educação, as eleições para diretores das escolas municipais da rede municipal de ensino. O pleito, que obedece uma lei municipal (1395, de 17 de outubro de 2001), aconteceu em 23 escolas do município. De acordo com Odirlene Metchko Nogarolli, presidente da comissão, a movimentação foi dentro do esperado e a votação transcorreu tranquilamente.
Os pais de alunos aprovaram a realização do pleito eleitoral. Para Rosangela Ribeiro, mãe de dois alunos, a votação valoriza ainda mais a importância do trabalho dos diretores e professores, que pode realizar várias ações na escola para melhorar a qualidade de ensino e favorecer o crescimento dos alunos como seres humanos.
Concorreram ao cargo 25 professores concursados e lotados nos respectivos estabelecimentos de ensino. As eleições vão das 9h às 21h e os resultados poderão ser conhecidos até as 23 horas do mesmo dia. O prazo para recursos se encerra nesta quinta-feira (26), quando deverão ser oficializados os resultados pela Comissão Especial de Eleição para Diretores das Escolas Municipais.
Vale ressaltar que Campo Mourão é um dos únicos municípios paranaenses que promovem eleições democráticas nas escolas do muncípio.
Tiveram direito a voto os professores do magistério público municipal, especialistas em educação e os integrantes das equipes administrativas e de apoio lotados no estabelecimento de ensino; o pai e a mãe dos alunos matriculados e com freqüência regular no estabelecimento de ensino maiores ou menores de dezesseis anos; os responsáveis comprovadamente por alunos menores e/ou maiores de dezesseis anos, matriculados e com freqüência regular no estabelecimento de ensino e alunos maiores de 16 anos.
Em apenas uma escola do município (Manoel Bandeira), houve disputa entre dois candidatos. A Escola Domingos José de Souza realizaria também o bate-chapa, mas uma candidata entrou com pedido de desistência, deixando apenas Lauricy Mormul concorrendo ao cargo.
Vale lembrar que entre as escolas que possuem candidatura única, em apenas três não houve reeleição, ou seja, os atuais diretores não estão participando do pleito eleitoral (Constantino Lisboa de Medeiros, Parigot de Souza e a Domingos José de Souza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário