quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Campo Mourão

Campo Mourão : Terra de muitas potencialidades

Campo Mourão não é só a terra do Carneiro no Buraco, Campo Mourão é terra de muitas potencialidades.
Sua história fabulosa começa no século XVII, com espanhóis, jesuítas e exploradores, através dos Caminhos de Peabiru, hoje potencializados como roteiro turístico regional.

Campo Mourão é cidade pólo da Microrregião 12, Centro-oeste do Paraná, que agrega 25 municípios, totalizando uma população de aproximadamente 357 mil habitantes. A cidade que está há 450 quilômetros de Curitiba, tem 82 mil habitantes é referência por sua produção agrícola, pela educação, saúde, cultura, esporte e prestação de serviços.
A excelente localização do Município tem colaborado para sua proximidade com todos os municípios da região e rotas de integração para os principais centros urbanos do País e o Mercosul.
O agronegócio fortalece a economia empregando moderna tecnologia difundida a partir de duas cooperativas agrícolas de projeção nacional, e de uma grande empresa do setor avícola. A transformação de grãos e a produção frigorífica de carne de frango são importantes fatores geradores de emprego e renda, colaborando para consolidar a cidade como Pólo Brasileiro de Alimentos.
Também destacam-se no cenário produtivo industrial empresas das áreas de alimentos, adesivos, eletrônica e têxtil, entre outras. Além disso, se consolida na cidade um Arranjo Produtivo de Produtos Médicos-Hospitalares.
Essa dinâmica econômica tem melhorado os índices do Município que é um dos primeiros do interior do Paraná na geração de empregos. Ainda se vê se elevar substancialmente a arrecadação de tributos como ICMS, ISSQN, o número de novas empresas instaladas e o desenvolvimento da construção civil com iniciativas que valorizam o ramo imobiliário.
O comércio e a prestação de serviços são diversificados e colocam Campo Mourão entre os 243 principais municípios do mapa de consumo do País e como a 17º cidade do Paraná com potencial de mercado.
O potencial energético é substancial, com três usinas hidrelétricas, a Usina Mourão 1, a Usina Salto Natal e a Cristo Rei, nos rios Mourão e Ranchinho, com capacidade para gerar 26 mW de energia.
A Educação contribui para a qualidade de vida com uma ampla rede voltada para a formação básica, investimentos na educação profissionalizante e quatro instituições de ensino superior, sendo duas particulares, uma estadual e uma federal que oferecem 25 cursos de graduação, especialização e pós-graduação.
Campo Mourão é referência estadual em cultura, por sua excelente estrutura física e técnica voltadas para as mais diversidade de manifestações. Destacam-se o Teatro Municipal e a intensa produção com Festivais de Teatro, eventos de grande porte como o Auto da Paixão de Cristo e o Ritual do Fogo, e a cidade é ainda uma das poucas do País que tem uma Lei Municipal de Incentivo a Cultura.
Destacam-se entre as qualidades mourãoenses a vocação esportiva exercida pelo Município atendendo equipes de todos os portes, e ainda a formação básica que incentiva a prática esportiva com implementos para todos públicos.
Outra referencia regional está na área de saúde com hospitais privados e beneficentes como a Santa Casa, o Consórcio Intermunicipal de Saúde, uma UTI Regional Móvel e ampla rede de prestadores de serviços que primam por empregar as mais recentes tecnologias em seus diagnósticos.


clique sobre a imagem para ampliar

Turismo

Os visitantes têm acesso a uma boa estrutura de atendimento em hotéis e restaurantes, agências turismo. Próximo à cidade, pousadas e parques ecológicos complementam esta paisagem pronta para receber gente de todas as partes do mundo, na rota do Mercosul.
Além disso, temos importantes festas gastronômicas como o Costelão de São José e a Porco Fest, além da grande Festa Nacional do Carneiro no Buraco que conquistou o Brasil.

Locais para se visitar: Parque do Lago, Eco Museu do Saneamento, Usina do Conhecimento, Catedral de São José e Estação da Luz, Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”, Teatro Municipal, Parque Estadual Lago Azul-Usina Mourão, Estação Ecológica do Cerrado, Rua da Gastronomia, entre outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário