quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Festa do Carneiro: Feira pecuária segue como a segunda do Paraná Encerrada a Festa Nacional do Carneiro no Buraco, no último domingo (5) Campo Mourão consegue se manter entre as principais feiras pecuárias, ficando sua marca como a segunda do Estado em comercialização e exposição de gado nelore. Este ano foram comercializados valores que superam R$ 1 milhão e 500 mil com leilões de gado nelore, ovinos e caprinos.


A Feira que é realizada paralela à maior Festa da cidade está pelo terceiro ano consecutivo á frente dos principais mercados paranaenses, perdendo apenas para Londrina. A organização é do Sindicato Rural de Campo Mourão.


O maior montante foi comercializado no Leilão Nelore Pacaembu promovido por um pecuarista local. Sendo realizado na quarta-feira e transmitido pelo Canal Rural, ofereceu animais de alta linhagem e surpreendeu quando com um bezerro de oito meses vendido por R$ 200 mil. Também foram significativos os valores do Leilão do Criador e o de Touros Nelore (realizado pela primeira vez na Feira), bem como os de ovinos e caprinos que este ano marcaram presença com plantel de alta linhagem.


Mais de 2.200 animais, sendo 1.500 bovinos, 400 ovinos e 300 caprinos, de 200 criadores oriundos foram apresentados na Festa, de criadores locais, do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. Entre os plantéis expostos estavam o do jogador de futebol, Fernando Costa, o Fernandão, ex-inter e atualmente no Quatar que trouxe gado nelore com a marca F9, e que ficou com 3º lugar entre os criadores.


A coordenadora de pecuária do Sindicato Rural, Cleuza Santos explica que a exposição de Campo Mourão vem crescendo anualmente, e um fator que contribui além da parte técnica é a organização do evento. “Pela qualidade, organização e potencial dos criadores da região, além das melhorias oferecidas como cozinha própria para os tratadores, silagem de primeira, boa cama, boa estrutura física de forma geral. Damos o melhor tratamento aos participantes, e isso também passa a ser relevante para os expositores”, comenta a organizadora.


Para o presidente do Sindicato Rural, Nelson Teodoro de Oliveira, Campo Mourão já se consagrou no Brasil com marca de qualidade na questão de exposição e comercialização de animais. Fazemos uma exposição diferenciada, e os melhores exemplares do País estavam aqui, com genética atual, muito produtiva e lucrativa, isso já é um sucesso”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário